terça-feira, 1 de março de 2011

Cobertura Site O Rap Informa sobre o Sarau

Por Loko do Cerrado

Dia 2202/11 tive o grande prazer de participar pela primeira vez de um Sarau. Conheci o Samambaia Poética, um encontro entre poetas, rimadores e repentistas organizado pelo Markão Aborígine e o Coletivo Hip Hop ArtSam. Essa edição do sarau foi realizada na sede do Instituto Brasil Vivo, responsável por realizações culturais como a Quadrilha Junina Êta Lasquera e BSB Rap Festival.

"O Sarau Samambaia Poética é um projeto que já vem sendo realizado há algum tempo. A proposta do Sarau é a seguinte: o MC declama a sua letra de rap para que o público possa debatê-la. O Samambaia Poética, vem sendo realizado no segundo sábado de cada mês, tendo como residente os poetas e músicos: Luiz Vieira, Markão - Aborígine e Rodrigo Mesquita. Além de muita poesia e música, o Sarau tambe´m proporciona vídeo-debates, exposição de artesanato e o lançamento do fanzine mensal 'Informe Militante' produzido pelo Coletivo ArtSam e escrito por Markão Aborígine, Alex FH2 e Oitto." (Trecho retirado do blog Samambaia Poética)

Só o sarau já seria o suficiente para que a noite fosse um sucesso. Mas nesse dia era especial, além dos grandes artistas presentes, o sarau recebeu a visita do Renan do grupo Inquérito juntamente com o Vras 77 cineasta responsável por vários clipes de grupos de rap, entre eles Afro-X, Ca.Ge.Be., Inquérito, Shekinah e X-Barão (Confira matéria completa sobre o Vrass 77 no Portal Rap Nacional). Eles vieram até Brasília para lançarem o clipe da música "Um Brinde", que do dia 17 desse mês, data em que o vídeo foi disponibilizado no Youtube, até hoje, dia 26, 9 dias para ser mais exato, já teve aproximadamente 10.000 visualizações.

Ao contrário do que muitos podem pensar, o ponto forte do encontro não foi a exibição do clipe e sim as palavras do Renan que rolaram antes, explicando como e porque a música e o vídeo foram realizados, e depois da exibição, quando respondeu a uma série de perguntas feitas pelos fãs ali presentes. Esse 'bate papo' com o Renan foi a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a pessoa que existe além do artista. De forma natural e bem à vontade, Renan falou um pouco sobre sua história de vida. Contou como foi estimulado a entrar em uma faculdade quando ajudou uma senhora de quase 60 anos a fazer sua monografia, que tinha como tema o Hip Hop. Falou sobre o preconceito que sofreu de algumas pessoas do próprio rap que o chamaram de 'playboy' por estar cursando uma faculdade, mesmo sendo pública. Disse que é importante o Hip Hop ter seus professores, médicos, advogados, etc. e que estudar, falar de amor e vitória em suas letras, são coisas que o MC não pode ter vergonha de fazer. Renan ainda falou que o compromisso do rap não pode ficar na 'seção de congelados' usando essa metáfora para dizer que muitos estão deixando de lado o compromisso em suas letras.

Um fato que até então eu não sabia e que me surpreendeu, foi saber que nas usinas de álcool muitos cortadores de cana já caíram entre as engrenagens gigantes usadas para moer a cana. Outro fato que marcou a noite de muitos que ali estavam, foi quando o Renan nos contou que o próprio pai morreu de cirrose hepática durante a gravação do clipe "Um Brinde", doença causada pelo excesso de consumo de álcool.

Renan deixou claro a importância da realização dos saraus, eventos que vem resgatando as origens do movimento Hip Hop sendo atualmente, a grande fonte de informação e discussão das periferias espalhadas por totdo o Brasil. Em um sarau muitos assuntos podem ser debatidos coisa que é praticamente impossível durante um show. Por fim, até sugeriu que futuramente os saraus poderiam se tornar mais um elemento do Hip Hop. Refleti muito sobre isso e pensei, talvez os saraus não sejam um elemento do Hip Hop mas hoje já podemos dizer que eles são um instrumento do 5º elemento, o conhecimento. Por fim, o líder do Inquérito nos contou sobre a dificuldade em se obter apoio para a campanha contra o alcoolismo e principalmente pra exibir os clipe nos shows, pois são eventos onde os organizadores tiram a maior parte do lucro em cima da venda de bebidas alcoólicas.

Depois da exibição do clipe, que por sinal ficou excelente e foi muito aplaudido, e de responder às perguntas do público, o Renan ainda posou para fotos com os fãs e distribuiu posteres autografados do grupo. Além da palestra do Renan e da exibição do clipe, ainda teve o Arsenal do Gueto mandando a rima antes de encerrar o sarau. Também estavam presentes no sarau o produtor DJ Rafa e a MC Aninha do Atitude Feminina. O Markão Aborígine foi quem conduziu todo o eventoe ainda declamou alguns versos entre uma apresentação e outra.

O que posso dizer é que muitas vezes, é nas coisas mais simples como um sarau, em um local humilde e sem muito conforto, que a gente consegue acreditar que nem tudo está perdido, que existe sim pessoas que lutam de verdade contra tudo o que destrói o ser humano, não só contra o álcool e as outras drogas, mas também contra as injustiças e falta de oportunidades que assolam o povo mais humilde. Nesses encontros é que aprendemos que fazer parte do movimento é muito mais do que rimar, dançar, discotecar ou grafitar, é militar por uma vida melhor e mais justa para todos. Quero participar de mais saraus, esse serviu pra que eu aprendesse uma coisa: Quem perdeu o compromisso é quem está em crise, não o Hip Hop!

Acesse o site Clicando AQUI e confira mais fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário